16 março 2012

Dieta Ortomolecular

Encontrei este artigo que fala sobre a dieta ortomolecular... Já conhecem esta dieta?

"O que é mesmo?
— Essa dieta prioriza a correção das carências nutricionais (como vitaminas, minerais e aminoácidos) encontradas em cada indivíduo. O objetivo é equilibrar o organismo, além de promover o emagrecimento e a saúde física — explica a nutricionista Gisele Silveira do Centro de Tratamento Ortomolecular Vita Naturalis.

Portanto, além de emagrecer, a dieta pode trazer também benefícios para a saúde de forma geral.

Muitos problemas de saúde surgem por simples carências que se adquire com a monotonia alimentar. Além de trabalhar com o melhor aproveitamento dos alimentos para cada paciente, o uso de suplementos nutricionais também ocorre de forma individualizada, uma vez que cada paciente é diferente nas suas necessidades de micronutrientes. A pele, o cabelo e o intestino tendem a melhorar com a adesão á dieta— esclarece Gisele.

— O passar fome não é de forma alguma nosso objetivo. O que diferencia a dieta ortomolecular é promover o melhor aproveitamento dos alimentos no trato digestivo, reduzindo a compulsão alimentar - complementa.

Segundo a nutricionista, para suprir as necessidades do organismo, não basta somente mudar a alimentação. Isso ocorre pela dificuldade de alguns pacientes em ingerir alimentos diferentes ou pela baixa qualidade nutricional destes e, por isso, muitas vezes são utilizados também suplementos nutricionais.

Porém, você pode também acrescentar hábitos baseados na medicina ortomolecular no seu dia a dia.

Dicas da nutricionista
  • Mantenha sempre uma boa hidratação e saiba que nenhum líquido substitui a água;
  • Procure variar a sua alimentação: não compre sempre as mesmas frutas e verduras, prove novos sabores;
  • Não faça dietas radicais, elas geram mais carências e dificilmente se consegue manter o peso após parar a dieta;
  • Evite usar suplementos sem orientação. Você pode estar ingerindo mais do precisa ou até desiquilibrando o que estava correto."

Sem comentários:

Enviar um comentário