05 novembro 2012

Beneficios do "Leite" de Soja

Existem muitas controversas em relação à utilização positiva ou negativa das bebidas de soja em substituição ao leite de vaca.
 
Ora como sabem devido à minha severa intolerância à lactose, optei pelo consumo da soja, mas muitas pessoas têm receio de consumir a soja pois a mesma contem fitoestrogénios e receiam que a mesma influencie na função hormonal(...). Nada mais errado, pois o consumo regular e equilibrado de "leite" de soja não vai alterar em absolutamente nada a função hormonal nas mulheres ou homens...
 
O ser humano teria que fazer consumos quase impensáveis de soja para que isso acontecesse, mas como somos seres que variamos alimentação e fazemos uma alimentação equilibrada, a influência da presença dos fitoestrogénios nem sequer deve ser tida em conta, a nível de aspetos negativos...Muito pelo contrário, senão vejamos:
 
O "leite" de soja não possui colesterol,pois é de origem vegetal, contém menos açúcar, é rico em vitaminas do complexo B, minerais como potássio e zinco, comparando com leite de vaca meio gordo. É enriquecido com cálcio e vitaminas D e B12.
 
Vários estudos demonstram que mulheres que têm um consumo regular de soja apresentam menor frequência e intensidade de afrontamentos, incidência de osteoporose e doenças cardiovasculares na menopausa.
Parte dos benefícios da soja devem-se ao facto de ser a fonte alimentar mais rica em isoflavonas (compostos fitoestrogénios idênticos aos estrogénios, ainda que menos potentes) que parecem contribuir para a manutenção da densidade óssea na menopausa
 
Investigadores em Espanha comprovaram que a genisteína, o fitoestrógenio mais abundante da soja, aumenta a expressão de genes antioxidantes que favorecem a longevidade.
 
 
 
 
 
 
 
 







Além disso, a proteína de soja é a única proteína vegetal considerada pela Organização Mundial de Saúde como de alto valor biológico, ou seja, idêntica à dos ovos, leite ou carne.
 
Resumindo, incluir duas a três doses de alimentos à base de soja na alimentação, em substituição das proteínas animais pode ser benéfico particularmente para os adultos.

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