14 janeiro 2013

Levedura de Cerveja


Hoje resolvi falar-vos da levedura de Cerveja...
E Porquê? Perguntam vocês...
 
Simples porque começei novamente a tomar a levedura. Eu já faço suplemento de levedura de cerveja à uns tempos, começei para me ajudar a regularizar o intestino, devido à minha sindrome do cólon irritável e diarreias frequentes, mas quando engravidei e depois do parto fiz uma pausa, hoje resolvi iniciar novamente a toma, até porque tinha o frasco cá em casa aberto e não ia deixar estragar algo que me faz tão bem...
 
Assim sendo, cá vai:
 
A levedura de cerveja é um fermento natural usado na fermentação da cerveja.
Porém pode ser consumida na sua forma em pó ou em cápsulas pois é um execelente protetor natural do organismo contra a poluição e radiações além de ser uma ótima fonte de vitaminas e sais minerais. Ajuda no sistema imunológico, no combate ao stress e fadiga, e também a auxiliar o fígado na desintoxicação do organismo.
 
É recomendada para:
 
A levedura ajuda a deixar a pele mais saudável, recompõe a flora intestinal e desintoxina o intestino, auxilia no tratamento de hemorróidas e diarreias, é recomendado nos casos de stress, distúrbios nervosos e diabetes, é um excelente cicatrizante, aumenta as defesas do organismo, é ótimo para problemas de pele como acne, eczemas e furúnculos, indicado para casos de deficiências de vitaminas, anemias, infecções, resfriados e intoxicações.
Como ela é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, ajuda a manter a integridade dos sistemas digestivos e nervoso, auxilia na falta de memória e concentração, irritação, stress, depressão, cansaço físico e mental.
 
Nutrientes:
 
A levedura de cerveja contém, além de todas as vitaminas do complexo B (colina, biotina e inositol), vitamina A, sais minerais como cromo, zinco, cálcio, ferro, fósforo e selênio. Também possui proteínas e aminoácidos, complexos de DNA e RNA, carboidratos complexos, fibras dietéticas e ergosterol (precursor de vitamina D).

Complemento para dietas

A levedura de cerveja é um excelente repositor de vitaminas e minerais, e também é usado como complemento para dietas de emagrecimento. Portanto deve ser consumida antes das refeições para ajudar a diminuir o apetite, devido ao seu alto valor protéico.

Levedura de cerveja e a diabetes

Pelo seu alto teor de cromo, a levedura de cerveja pode ser consumida por quem possui diabetes, pois ajuda a regular a produção de insulina, graças ao cromo e a vitamina B.
 
Assim:
 A Levedura de cerveja... 

- Não contém álcool ou de gordura.
- É um alimento adequado para celíacos e intolerantes à lactose.
- É rica em proteínas vegetais. 
- É rico em vitaminas (como as vitaminas do grupo B, com 20 gramas de levedura de cerveja, cobre-se a maior parte das necessidades diárias de vitaminas B de que nosso corpo necessita)
- É rico em minerais.
- É uma fonte de aminoácidos essenciais como lisina, "treonina" e "isoleucina. Em menor quantidade é cisteína, metionina e aminoácidos sulfurados. 
- Reduz o colesterol "ruim" e aumenta o colesterol "bom", pois tem leticina. 
- É rico em ácido linoleico e ácido oléico substâncias que beneficiam o sistema circulatório.
- Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, seu uso em pacientes diabéticos é benéfico (especialmente na diabetes tipo 2). 
- É ideal para complementar suas dietas de baixa caloria baixa em calorias e nutrientes bons.
- A sua utilização é aconselhável no pós-parto e lactação, sua utilização ajuda a restaurar os tecidos. 
- A levedura melhora o humor como a inclusão na dieta pode melhorar a depressão e ansiedade. 
 
Para saberem mais leiam: http://www.ahau.org/levedo-de-cerveja/

Segue também o texto que postei em 2010 no meu blogue sobre a sindrome: http://sindrome-intestino-irritavel.blogspot.pt/2010/11/os-beneficios-da-levedura-de-cerveja.html  (Só para terem uma noção a levedura já faz parte da minha vida desde 2010...)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário