16 fevereiro 2013

Afinal o que é o Indice Glicémico?

Estes dias deparei-me com a duvida do indice Glicémico.
- Se devemos consumir mais alimentos com baixo indice glicémico ou com alto indice glicémico?
- Em que momentos do dia devemos adoptar uns e outros?
- Que vantagens têm no desenvolvimento do nosso treino e resultados com o corpo?

Mas então o que é isto do Indice Glicémico e para que serve?
 
Ao ingerirmos Hidratos de Carbono asseguramos a produção de energia no nosso organismo, mas torna-se fundamental entender como é que o nosso organismo absorve e converte o que ingerimos em energia.
Portanto, para quem pratica exercicio físico é importante conhecer o Indice Glicémico dos alimentos, pois este conhecimento poderá melhorar ou destruir os resultados do nosso treino.
 
Todos os alimentos de digestão rápida aumentam os níveis de insulina no corpo, promovendo os depósitos de gordura. Quanto mais rápida a conversão do hidrato de carbono em glicose, mais alto será o seu IG (indice glicémico), o que acaba por gerar a informação de fome no cérebro e como consequência acabamos por comer mais.
 
Uma alimentação baseada num baixo IG onde incluimos as farinhas de trigo integral, aveias, frutas, legumes, sojas, e vegetais, levará a uma melhoria nos níveis de colestrol e triglicerídeos, diminuindo a sensação de fome.
 
 O segredo para manter as energias em dia está no equilíbrio entre os índices durante as refeições. Os alimentos ricos em gorduras boas (como azeite, castanhas, nozes) fibras e proteínas interferem no índice glicemico final dos alimentos. Daí a importantância da combinação dos grupos alimentares, tornando mais lenta a digestão e também a absorção.
 
Assim sendo, quem fizer um treino de 60 minutos, o indicado é o consumir alimentos de alto a moderado índice glicêmico. Comer uma banana poderá ser um boa opção.
 
Caso treine mais tempo, procure consumir antes do exercicio  alimentos de moderado a baixo índice glicêmico. Também é importante combinar certos alimentos para serem absorvidos de forma mais lenta pelo corpo. Neste caso, é indicado comer um pão integral com queijo magro e uma fruta ou iogurte com cereal e uma fruta.
De salientar que quem faz exercicio não o deverá fazer em jejum, pois quem não se alimenta antes das atividades físicas o corpo utilizará as reservas de energia dos músculos.

 
 
 
"A pessoa pode até usar o conceito do índice glicêmico para perder peso, mas não é uma dieta específica para isso. Dará condições de manter a saciedade e compor a refeição de uma forma mais equilibrada. A combinação dos alimentos faz com que a pessoa fique mais educada na dieta e evita que sinta mais fome nas horas erradas ."
 
Segue abaixo uma pequena tabela com alguns exemplos de alimentos:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário