02 abril 2013

Refrigerantes- A DOENÇA DO TEU CORPO-

Toda a gesnte sabe ue consumir refrigerante faz mal, mas o que é verdade é que o marketing à volta dos mesmos é tão bem feita que pouca gente os deixa efetivamente de consumir.

A verdade é que conhecendo-se verdadeiramente a composição dos refrigeantes e as DOENÇAS que  o seu consumo podem causar ao nosso organismo, considero que realmente depois de lerem  muito bem este post, vão pensar duas vezes antes de consumirem novamente um refrigerante.
 
Os refrigerantes desde que surgiram no mercado que são considerados os males silenciosos da sociedade.
O consumo de refrigerantes vai aos poucos debeliando a saúde: causa obesidade, enfraquece os ossos, causando mesmo alterações nos estados de ânimo.
 
 
Tal como o tabaco os refrigerantes também deveriam vir com advertências para a saúde, mas por interesses económicas e das marcas, tal não existe.
 
Passo a transcrever os maleficios que o consumo de refrigerantes pode causar:
 
Osteoporose. O consumo de bebidas excessivamente doces potencia o risco de sofrer de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico, que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes por semana tinham uma perda óssea média de 4% (em regiões como os quadris), a mais que ao grupo de mulheres que ingeriam outro tipo de bebida.
- Obesidade. O consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade. Naturalmente, o aumento das calorias consumidas leva ao aumento de peso, mas, mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema.
Recentes estudos demonstraram uma associação entre o os refrigerantes sem açúcar e o aumento da cintura.
- Diabetes. Um estudo feito com 90 mil mulheres mostrou que, as que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar (como sucos ou refrigerantes), estavam mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.
- Infarte. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de uma bebida com açúcar aumenta em 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco durante um período de 22 anos. Este risco aumenta conforme a quantidade de bebidas doces consumidas diariamente.
- Triglicerídeos. Mesmo que a pessoa não aumente seu peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para a saúde cardiovascular, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicerídeos.
- Cáries. O açúcar contido nos refrigerantes transforma qualquer consumidor em alvo perfeito de cáries dentária.
- Cálculos renais. A maior parte dos refrigerantes contém oxalato, que pode ocasionar problemas como cálculos renais.
- Insônia. Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono -como insônia- devido aos altos índices de açúcar que contêm.
- Gastrite. A enorme concentração de açúcar, aditivos e o Ph ácido podem provocar transtornos digestivos, como a gastrite."
 
 
 
Os refrigerantes não possuem nutrientes, apenas possuem açúcar e calorias vazias, portanto se poder evitar consumi-los opte por chás e infusões, sumos naturais, e claro ÁGUA sempre.
 
 
Uma dica minha:
Lembrem-se que VOCÊS PODEM SER O EXEMPLO PARA ALGUÉM, e esse alguém vai fazer/beber/comer o que você fizer/beber/comer. Portanto pense duas vezes antes de  DAR UM MAU EXEMPLO.
 
 

1 comentário:

  1. Ainda bem que não fazer parte da minha rotina. Prefiro agua =)

    ResponderEliminar